SEJA BENVINDO!

Neste blog você encontrará outros blogs interligados, notícias, assuntos, que por certo serão de seu interêsse.
Participe, envie sugestões, e se possivel, se torne um "seguidor" do mesmo.
Obrigado por participar.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ELEIÇÕES 2010: A CONVENIÊNCIA DO PODER TEMPORAL E A INGENUIDADE (OU CONIVÊNCIA) DE IGREJAS E LÍDERES CRISTÃOS

A história está aí para nos ensinar grandes lições, mas muitos insistem cegamente e loucamente em repetir o erro.

A igreja cristã em seus primórdios foi vitimada por duras perseguições do poder temporal, representado na ocasião pelo imperadores romanos, que a considerava uma religio illicita. Dessa forma, a igreja cristã era vista como uma ameaça à segurança do estado romano devido ao seu crescimento.

Calúnias, difamações, agressões, confisco de bens, obrigação de sacrificar aos ídolos e mortes foram o resultado da grande hostilidade do poder temporal. Nero, Domiciano, Trajano, Décio, Diocleciano foram alguns dos algozes da fé cristã.

As investidas do poder temporal não alcançaram seus objetivos. A fé cristã crescia e se fortalecia cada vez mais. A perseguição só viria acabar em 313, quando o imperador Constantino promulgou o Édito de Milão, garantindo assim liberdade de culto a todas as religiões representadas no império. Durante o governo de Teodósio (379-395) o cristianismo ganhou o status de religião oficial do Imperio.

Os acontecimentos acima citados seriam ao longo da história reproduzidos, sempre nesta ordem: perseguição, tolerância e institucionalização da igreja cristã.

Aqui no Brasil, a igreja evangélica/protestante nos seus primórdios foi também vitimada com perseguições pelo poder temporal, sob as bençãos e "pressão" do catolicismo romano. Desde a chegada dos primeiros colonizadores protestantes (1555), passando pela chegada dos holandeses, pelo protestantismo de imigração e missionário, até a consolidação da fé protestante, a perseguição fez parte da rotina dos prostestantes/evangélicos.

Assim como no império romano e ao longo dos séculos, tais perseguições não alcançaram seus objetivos, e a igreja católica com o poder temporal (governantes e políticos brasileiros) tiveram que "engolir" os protestantes.

Diante desta realidade, a máxima "se não pode com eles, junte-se a eles" foi vivenciada pelo poder temporal, que buscou aproximação da igreja e da liderança evangélica, que de perseguida se tornou assediada. Os índices de crescimento dos evangélicos que circula na mídia nacional enchem os olhos (e os bolsos) de muitos.

A Igreja Evangélica no Brasil é na atualidade, sinônimo de votos e da possibilidade de se manter no poder para muitos políticos. As estratégias destes políticos oportunistas vão desde a criação de datas especiais, até a "compra" de líderes evangélicos através de: cargos comissionados, ajudas financeiras extra-oficiais, beneficiamento de filhos e parentes como assessores, eventuais benefícios e doações feitas à igreja local (terrenos, imóveis, concessões de rádio e tv etc.).

Infelizmente, os exemplos da história não foram suficientes para libertar muitos líderes e igrejas da "sedução constantiniana" de conquistar o poder temporal, ou de se deixar ser por ele conquistado numa relação de vergonhosa promiscuidade.

Muitos líderes já estão "amarrados" politicamente para as próximas eleições, através de acordos de bastidores, que em breve serão enfiados "guela" (ou garganta) abaixo em muitas igrejas (a não ser que já sejam coniventes com a prática).

Insisto que precisamos rever nossa relação com o poder temporal, pois somente desta maneira, líderes e igrejas poderão manter sua autoridade espiritual e profética para testemunhar do Evangelho de Jesus, que não negocia sua essência. É possível ser politizado sem se vender. É possível ser íntegro. É possível ser cristão.

Em muitos países na atualidade, cristãos continuam sendo perseguidos e mortos, em outros são apenas tolerados, enquanto aqui no Brasil são (ou permitem-se ser) usados, abusados, explorados e comprados.

Leia mais sobre "a igreja e a política" em:

PROJETO E CANDIDATO DA IGREJA?
O CRISTÃO E A POLÍTICA: O MEU CANDIDATO
O CRISTÃO E A POLÍTICA: QUANTO VALE?
NEGOCIADORES DO VOTO ALHEIO
EDUCAÇÃO POLÍTICA: O SENTIDO DO VOTO
O CRISTÃO E A POLÍTICA: JOSÉ, UM POLÍTICO CONSCIENTE DE SUAS RESPONSABILIDADES
O ATUAL PROCESSO DE MEDIEVALIZAÇÃO DA IGREJA NA PÓS-MODERNIDADE
A CONDIÇÃO DE ALGUNS POLÍTICOS EVANGÉLICOS
A CONDIÇÃO ATUAL DO BRASIL E A FALÊNCIA PROFETICA DE ALGUNS LÍDERES E IGREJAS EVANGÉLICAS
Postado por ALTAIR GERMANO, em seu  blog às 12:21

3 comentários:

  1. Parabéns Pr. Germano pela sua sabedoria e clareza nos escritos e declarações. Precisamos de pessoas assim, de seu quilate, que ensinem a sacrossanta e verdadeira Palavra de Deus de forma límpida e clara. Estou aprendendo muito através seus escritos. Toda honra e toda glória sejam dadas a Jesus Cristo que lhe deu este dom maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lazaro,

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog, o Genizah. Por lá, procuramos apresentar e defender O evangelho puro e sem mistura, mas cheio do AMOR que o nosso Pai nos deixou.

    Na maior parte do tempo fazemos isto com muito humor, afinal a alegria é a marca do cristão verdadeiro!

    E quando se trata de denunciar os vendilhões da fé, pegamos com força e esculhambamos mesmo, afinal, um pouco se subversão santa é sempre bom e nos ajuda a lembrar de onde viemos!

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  3. Que a paz de Cristo reine em sua vida e na de seus leitores, cheia de Sabedoria e de Graça.Me desculpe, gostaria de lhe fazer uma proposta: Porque ao invés de "malhar" ou "esculhambar" tantos os que tentam pregar o evangelho(ainda que algumas defasagens;ninguém é perfeito, nem eu e nem você, porque não tenta ganhar as almas perdidas, combater o pecado...ajudar àqueles que vc que estão pregando errado, com práticas erradas...Você devia parar de cometer exageros, colocando apelidos pejorativos nos pregadores. Seu exagero está levando você à chocarrice, que é proibida pela Palavra Sacrosanta de Cristo. Já vi muitas pessoas que zombavam de qualquer crente,ainda que pequenino, se darem muito mal.CUIDADO COM A MÃO DE DEUS!

    Seu Irmão, em Cristo,

    LAZARO SANTOS.

    ResponderExcluir